Programa | Ambiente


#melhorar Implementação da Agenda XXI Local

Criaremos este compromisso de reflexão local, procurando envolver todos os setores da sociedade, que possam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio- ambientais do Seixal, nomeadamente a reconversão da sociedade industrial, rumo a uma nova reinterpretação de progresso para o Seixal, que contemple uma maior harmonia e equilíbrio entre os cidadãos, e que promova a qualidade de vida, e não apenas a quantidade do crescimento.

#inovar Debater regularmente a sustentabilidade

Teremos uma atitude de atualização constante, num tema que se renova muito rapidamente, a sustentabilidade e o equilíbrio. Para tal, organizaremos, anualmente, o “Fórum da Sustentabilidade”, para promover o debate acerca de políticas públicas sustentáveis, procurando aplicar, de facto algumas das conclusões no município para um melhor ambiente e uma melhor qualidade de vida.

#inovar Concelho ambientalmente inteligente

Queremos reduzir perdas, gerir eficazmente os recursos, e usar a natureza como fonte de energia. Para tal, tomaremos medidas, como a otimização da iluminação pública através de sistemas integrados de domótica e de led.

#inovar Concelho eficaz em termos energéticos

Para reduzir a nossa própria despesa energética, faremos os estudos de viabilidade necessários, de modo a colocar coberturas produtoras de energia nos edifícios municipais, ao abrigo de programas e de fundos comunitários.

#melhorar Melhor gestão da nossa rede de água

Serão instalados contadores intermédios na rede municipal de águas, para evitar perdas e danos à autarquia, percebendo onde estão as quebras, as fugas e os problemas que necessitam de ser tratados para melhor gerir este recurso natural.

#melhorar Reforçar a capacidade da recolha de lixo

Um problema atual do concelho que já não devia existir. Sendo um problema efetivo teremos de rever procedimentos de recolha, verificando e avaliando as rotas e cobertura atual, procurando uma parceria técnica entre os funcionários da câmara e uma entidade universitária especializada, para otimização de rotas. Teremos de criar uma equipa de segunda recolha, que faça uma passagem adicional para suprir falhas iniciais, garantindo uma melhor higiene urbana.

#desafiar Rigoroso controlo ambiental

As medições da qualidade do ar que, atualmente, se fazem no concelho são insuficientes e pouco rigorosas, dado que apresentam apenas uma média global, sendo “cegas” para situações danosas que, pontualmente, sentimos. Importa alargar a rede de medição e otimizar a mesma, para conseguir um controlo ambiental mais rigoroso, especialmente, das zonas industriais do Seixal. Exigiremos a apuramento de responsabilidades, em caso de incumprimento.

Voltar a Programa Eleitoral