Programa | Juventude


#melhorar Criação do Conselho Municipal da Juventude

Daremos cumprimento à lei, ao contrário do que deseja a CDU. Este será um órgão consultivo do município em relação a temáticas ligadas à juventude, aos seus problemas, aspirações e necessidades.

#melhorar Debate e discutir ideias para melhor conhecimento

Em apoio ao Conselho Municipal de Juventude, apoiaremos a criação de um Ciclo Anual de Conferências, organizado pelas estruturas de juventude e coordenado pelo CMJ, o objetivo é debater problemas e necessidades da juventude e do concelho, procurando integrar os contributos daqui resultantes na realidade municipal.

#construir Procurar garantir uma Pousada da Juventude no Seixal

Desenvolveremos esforços junto da entidade gestora da rede de Pousadas de Juventude, para que uma estrutura já existente no concelho possa receber uma Pousada de Juventude, em alternativa criaremos condições para que seja disponibilizado uma estrutura para este fim, assente em princípios de sustentabilidade e integração ambiental. O objetivo é comum, trazer juventude, internacional e nacional ao Seixal.

#inovar Sensibilização para a biodiversidade

Criaremos um “Hub” de desenvolvimento ecológico relacionado com a biodiversidade do Estuário do Tejo e com o nosso sapal em particular, o objetivo é integrar conhecimento de instituições ambientais, com associações do concelho, ocupando o tempo dos mais jovens, especialmente em pausas escolares, favorecendo a proteção da nossa baía.

#inovar Criação de um programa de arrendamento para jovens

À imagem do programa Porta 65, mas com um âmbito municipal, este programa de arrendamento pode passar inicialmente pela recuperação de prédios municipais devolutos, ou outros, arrendando-os a baixo custo aos jovens residentes no concelho.

#inovar Criar um hub criativo

Implementação de espaço para promoção de novos artistas, à imagem das galerias underground de Berlim, cujo foco sejam as artes alternativas, abrangidas hoje sobretudo por jovens artistas que, através de novas sinergias culturais, não encontram espaço nas formas de arte mais convencionais..

#inovar Direito à habitação

Através dos mecanismos e estruturas legislativas existentes a autarquia deve constituir-se como parceira interessada em promover um programa de habitação jovem a custos controlados, de modo a conseguir dar apoio aos mais jovens na aquisição e aluguer de casa.

Voltar a Programa Eleitoral