Programa | Propostas Estruturantes


#desafiar Grande Parque Verde Urbano

Promoveremos condições para que, a partir da Ponte da Fraternidade, passando pelo terreno da antiga fábrica de lanifícios e antigas oficinas municipais, até ao acesso ao hipermercado, seja feita uma grande área verde, naturalizada, que permita momentos de lazer às famílias. Será o início de um canal verde, que ligará esta área ao Pinhal das Freiras e, daí, até à Lagoa de Albufeira.

#construir Escola pública em horário completo

Vamos lançar as bases para terminar com o turno duplo nas escolas básicas do 1º ciclo, no Concelho, através da construção de novos centros escolares com pré-escolar e, assim, alargar a oferta às crianças, a partir dos 3 anos. O Seixal passará a cumprir a lei e as escolas funcionarão em prolongamento de horário, podendo adequar o seu funcionamento às necessidades das famílias, que, assim, pouparão várias centenas de euros por mês, uma situação que a inércia da atual gestão municipal não tem permitido resolver.

#desafiar Margem do Rio Judeu e da Baía do Seixal acessível a todos

Criaremos uma grande zona pedonal, em volta da baía e do Rio Judeu, com início na Ponta dos Corvos, seguindo pelo Sapal de Corroios, assente em estacas palafitas, e que permitirá a observação das variadíssimas espécies de aves que habitam esta zona tão privilegiada. Dali, o caminho seguirá por Amora, Ponte da Fraternidade, Arrentela, Seixal e Quinta da Trindade, finalizando, o projeto Seixal Eco Homes, na foz do Rio Coina. Um projeto de respeito pela natureza, no pleno usufruto da mesma, com a ligação à malha urbana ribeirinha.

#construir Água para todos, todo o ano

Lançar rapidamente a construção do Centro de Distribuição de Água de Fernão Ferro, para o qual o executivo atual se endividou há 10 anos, sem ter concretizado a obra.

É fundamental que a população de Fernão Ferro deixe, rapidamente, de sentir o problema da falta de água, assim como de pressão, em especial durante o verão, época em que é mais necessária.

#desafiar Alternativa à EN10 para melhor mobilidade

Conclusão das obras do viaduto de Corroios, e prosseguimento da alternativa à Estrada Nacional 10. Trata-se de uma obra urgente, onde o seu prolongamento com traçado em linha reta, termina na rotunda de Santa Marta, prosseguindo pelo limite da Zona Industrial, até Vale de Gatos, onde será construído o novo nó de acesso à autoestrada. A circulação, nesta área da N10, será feita em dupla faixa de rodagem, em sentido único.

#desafiar Margens da baía com projetos ecológicos e valorativos

Instalação de um núcleo de observação e de vigilância da baía, com 4 espaços distintos com ligação direta ao rio, que possibilitará a sua ocupação por grupos náuticos, ecológicos, vigilantes e amantes da Baía, num trabalho de requalificação, tratamento e limpeza da mesma. Os Núcleos nascem na frente ribeirinha da Praça dos Restauradores e receberá pequenos cais de ancoragem, possibilitando a recepção de embarcações, acolhendo pessoas, turistas e grupos em intercâmbio.

Posteriormente, desafiaremos as melhores práticas de construção sustentável e 100% amiga do ambiente, com o projeto “Seixal Floating Spaces”, uma área destinada a novos conceitos de ecoturismo, que valorizem e fechem esta zona de costa com habitação temporária concessionada.

#melhorar Gabinete AUGI para acelerar e resolver processos

Melhorar a vida das pessoas passa por descomplicar processos longos e que parecem não ter fim. Será criado um gabinete AUGI, com a missão de integrar todas as valências e serviços processuais do município que trabalham esta área. Em articulação com as associações, procuraremos melhorar e acelerar os processos, para que os cidadãos que vivem em Augi’s possam ter a sua situação resolvida, de forma rápida e eficaz.

#desafiar Dinamizar zonas industriais para gerar emprego local

Trabalharemos para que áreas industriais disponíveis no concelho, situadas na área do parque industrial e a sul da Siderurgia, possam ser direcionadas a plataformas logísticas, que serão geradoras de emprego. Aproveitando as sinergias dos bons acessos ferroviários e rodoviários do Seixal, e apostando já nas sinergias criadas com o Porto de Setúbal, com o futuro Terminal de Contentores do Barreiro e com o novo aeroporto do Montijo. Este projeto integrará um dos pulmões económicos do concelho.

#melhorar Reforçar a recolha de lixo e implementar novos métodos de recolha, onde necessário

Reforçar a recolha de lixo no concelho, reconhecendo as necessidades de cada local, através da otimização técnica das rotas de recolha, em articulação com os serviços municipais e com o apoio de uma parceria universitária, que permitirá encontrar um novo modelo. Adicionalmente, nos pontos identificados como mais problemáticos, haverá um aumento do número de passagens dos veículos de recolha, para que a redução da acumulação de lixo seja uma realidade. Em paralelo, serão intensificadas as ações de fiscalização e de sensibilização de todos.

#melhorar Ciclovias pensadas, feitas com sentido e seguras

Reforçar a rede clicável do concelho, estendendo-a a outros locais. Os trabalhos começarão com a total alteração da via clicável existente entre a Ponte da Fraternidade e o Seixal, que será colocada de um só lado, repavimentada e identificada na sua extensão, ao mesmo tempo que serão colocadas proteções nas zonas de maior risco ou de potencial conflito com os automóveis. A Ponte da Fraternidade voltará a ter duas vias em cada sentido, para terminar de vez o estrangulamento de trânsito, naquele local.

#melhorar Avaliar e repavimentar as estradas municipais, para maior segurança

Estudar e lançar um plano de repavimentação das estradas municipais do Seixal, para que em 3 anos possamos recuperar as estradas que, atualmente, apresentam um piso degradado, que prejudica automóveis e os seus proprietários.

Numa primeira fase, serão identificadas as zonas de intervenção prioritária e os eixos de circulação mais utilizados.

#ouvir Orçamento Participativo aberto a todos e às necessidades de cada bairro

Disponibilizaremos uma verba do orçamento municipal, já a partir de 2018, para um Orçamento Participativo, orientado para projetos de proximidade, apoiados nas sugestões dos cidadãos. Procura-se que os habitantes do concelho possam participar e sentir-se parte ativa do processo de melhoria do Concelho do Seixal. Tudo baseado em regulamento próprio, com regras claras e aberto a toda a população.

#inovar Criação de um sistema de alerta que permitirá participar num Seixal Melhor

Desenvolveremos uma aplicação móvel para iOS e Android, que permitirá aos cidadãos informar os serviços de situações que julgam merecer atenção e melhoria. Através de texto ou de foto georreferenciada será fácil, a cada um de nós, contribuir para um Seixal melhor. Os serviços terão de dar uma primeira resposta ao munícipe, em 48 horas, e procurar resolver, de forma célere, a situação.

#inovar Apoio à mobilidade de quem mais precisa de se deslocar

Criação do serviço “Seixal à Porta”, um serviço gratuito, com o apoio de uma viatura elétrica, servindo a população mais idosa do concelho, em circuito contínuo e fechado, que ligue os principais pontos definidos em rota programada, desde zonas habitacionais a locais de interesse do dia a dia dos seus habitantes (correios, serviços municipais, mercados, zonas comerciais, transportes, cemitério).

Voltar a Programa Eleitoral